quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Estilos de meditacao para iniciantes


ESTILOS DE MEDITAÇÃO
PARA INICIANTES


Antes de começar a meditar, perguntava-me o que era a meditação, como se meditava.
Investigue e li sobre o assunto.
Quanto mais lia, mais perdido, no bom sentido, ficava.

Se perguntarmos a várias pessoas que estilo de meditação praticam, muito provavelmente vamos receber uma resposta diferente por cada pessoa inquirida.
O que nos pode deixar um pouco confusos e surpreendidos.
Na verdade, na minha ignorância, julgava que só existia uma, vou chamar assim, forma de meditar.


Quando iniciamos, é normal sentirmo-nos inseguros, perdidos. Questionei-me muitas vezes se o que estava a fazer era ou não correcto, se estava a fazer bem. Até porque a maior parte das vezes não sentia nada. O que na altura não sabia que era normal.

Recebemos respostas diferentes porque existem vários tipos de meditação. 

Uma das melhores maneiras de estarmos mais familiarizados com alguns dos diferentes tipos de meditação é falar sobre os estilos que são mais comuns e apropriados para iniciantes.

Meditação Guiada
A meditação guiada, é um estilo de meditação que se está a tornar popular dia para dia.
É uma meditação liderada por outra pessoa, que tanto pode ser presencial ou através de uma gravação. 
Pode ter um tema musical, relaxante, em plano de fundo.

Este estilo de meditação em média tem uma duração entre 10 a 15 minutos.
Costuma focar um tema, (cura, saúde, amor, dinheiro...), e que vai ao encontro da pessoa.
Como este estilo de meditação é ideal para iniciantes pois é conduzida por outra pessoa, como o nome indica, guia-nos durante a meditação.


Meditação de Visualização
Este estilo de meditação é uma forma poderosa de utilizarmos a mente para influenciar o corpo. Pode também ser uma forma de indução de resultados desejados na nossa vida.

Uma das prática mais comuns de visualização é centramos a atenção em torno da saúde. Ao visualizarmos o nosso "corpo-mente" saudável, energizado, vibrante, é possível começar a provocar esses acontecimentos tanto física como mentalmente.
Outra aproximação é usarmos a construção de imagens visuais para fins criativos. Ao construirmos uma imagem na nossa mente, por exemplo, vendo a nós próprios a conseguir a realização de uma meta, é uma forma de manifestar o resultado desejado.
Meditar com imagens visuais:
Identificar bem o resultado desejado. Por exemplo:
- Compor uma tema musical.
- Escrever um livro.
- Viajar para um determinado país.
Podemos imaginar o que quisermos.

Começamos por criar (imaginar), uma representação o mais real e convincente possível. Sons, palavras, o que se está a sentir. Quanto mais real for, melhor.
  • - Entrar em estado meditativo, relaxando, e efectuando algumas respirações profundas. 
  • - De seguida, transportar para a consciência a imagem criada. Liga-te à imagem e vê-te como fazendo parte dela. Imagina como se já tivesse acontecido.
  • - Na altura de saíres do estado meditativo, permite que a imagem se desvaneça e recusa qualquer apego ao resultado.
  • - Medita desta forma durante 10 a 15 minutos por dia.

Meditação Japa ou
Meditação baseada num mantra
Este estilo de meditação é baseado num mantra. Mantra, em sânscrito significa "instrumento da mente". Neste estilo de meditação, o praticante repete uma palavra ou frase (mantra) durante a meditação. 
Durante a meditação, sempre que desviarmos a atenção para outros pensamentos, sons, sensações físicas, simplesmente direccionamos novamente a atenção para a repetição do mantra. É normal acontecer.
Alguns mantras têm um significado específico e diz-se que através da repetição do mantra que nos conecamos à essência energética da intenção. Outros, não têm significado e foram projectados para ajudar o acesso a níveis mais profundos de silêncio. Neste ponto de vista o mantra e os pensamentos vão-se cancelar um ao outro. Quando isto acontece, a consciência transcende a mente e alcança estados de consciência mais elevados.


Bondade amorosa ou
Meditação Metta (Simpatia)Meditação Meta, também conhecida como  "Meditação Bondade Amorosa", foi concebida para culivar as quatro qualidades do amor:

  • - Simpatia (Metta)
  • - Compaixão (Karuna)
  • - Alegria apreciativa (Mudita)
  • - Equanimidade (Upekkha)
A qualidade de Metta ou afabilidade é expressa como "genuína compaixão", enviada com intenção de cercar com bondade amorosa a nós mesmos e aos outros. Com tudo o que está a acontecer no mundo de hoje em dia, esta meditação é uma prática útil que devemos usar diariamente.
É um estilo de meditação que funciona como ponto de partida para a prática do perdão, como pode também pode ser uma ferramenta muito poderosa para diminuir a carga de emoções negativas que temos para com aqueles que nos magoaram.


Meditação de Respiração ou
Meditação da Consciência.
A percepção da respiração é uma maneira muito eficaz para estabelecer uma maior ligação "mente-corpo". Este tipo de meditação poderá ser o teu preferido e utilizado diariamente. A prática desta meditação pode ser muito útil em momentos de tensão, quer eles ocorram no trabalho ou noutro local.
Neste estilo de meditação, concentramo-nos na nossa respiração, sem a esforçarmos. Simplesmente estamos concentrados a sentir o ar a entrar e a sair.


Resumindo.
Uma vez tentado vários tipos de meditação, vais ter a percepção de qual melhor se adapta.
importante reter e lembrar que em meditação não há certo ou errado. Existem vários caminhos que nos levam ao mesmo destino. A beleza da vida, é nós escolhermos o nosso próprio caminho.
Mantém simples no início, e sente as diferentes técnicas. Quando encontrares uma que gostes, o passo seguinte é reservares 15 a 20 minutos diários para praticares a tua meditação.
A partir daí, vais experimentar uma série de benefícios e alterações na tua vida.


#sementesdoser

Sem comentários:

Enviar um comentário